20/01/2012

Expliquem-me como se fosse muito burr@...


...(considerando o tratamento jornalístico e político abaixo de cão):

1. As técnicas de PMA podem incluir a inseminação artificial intrauterina, a fertilização in vitro, a injeção introcitoplasmática de espermatozóides, a transferência intratubárica de gâmetas, o diagnóstico genético pré-implantação…

2. A maternidade de substituição é uma situação em que uma mulher engravida com o objetivo de dar à luz uma criança de outra(s) pessoa(s). A criança pode ter o património genético da gestante ou não (implantação de óvulo fertilizado de outra mulher, caso em que a MS é também uma técnica de PMA.

3. Em Portugal só podem recorrer a técnicas de PMA mulheres casadas ou unidas de facto com um homem. Não podem mulheres sem companheiro/a ou mulheres casadas com outra mulher.

4. Em Portugal a maternidade de substituição não é de todo permitida.

5. As duas questões políticas centrais são: as razões aceitáveis - apenas devido a infertilidade ou também como método alternativo; e o direito de acesso - só mulheres casadas ou em união de facto com um homem, ou também mulheres solteiras e casais de mulheres. No caso específico da MS acresce a questão da admissibilidade de homens solteiros e casais de homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário